O que é: Osso do tarso (tipo de bolo)
O osso do tarso é um tipo de bolo tradicionalmente preparado em algumas regiões do Brasil. Também conhecido como “osso do tarso”, esse doce é uma verdadeira delícia e possui uma história interessante por trás de seu nome peculiar. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o osso do tarso, sua origem, ingredientes, modo de preparo e algumas curiosidades sobre essa iguaria. Prepare-se para ficar com água na boca!
Origem do osso do tarso
O osso do tarso tem suas raízes na culinária brasileira, mais especificamente na região Nordeste do país. Sua origem remonta aos tempos coloniais, quando os portugueses trouxeram para o Brasil a tradição de preparar bolos e doces para celebrar festas e ocasiões especiais.
Com o passar dos anos, o osso do tarso se tornou uma especialidade regional, sendo preparado especialmente durante as festas juninas, que são muito populares no Nordeste. Acredita-se que o nome “osso do tarso” tenha sido dado ao doce devido à sua forma alongada e arredondada, que lembra vagamente um osso.
Ingredientes do osso do tarso
Para preparar o osso do tarso, são necessários os seguintes ingredientes:
– 500g de farinha de trigo
– 250g de açúcar
– 250g de manteiga
– 4 ovos
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de leite
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
– Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo do osso do tarso
1. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó.
2. Adicione a manteiga e misture bem até obter uma massa homogênea.
3. Em seguida, acrescente os ovos, o leite e a essência de baunilha. Misture novamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
4. Unte uma forma retangular com manteiga e farinha.
5. Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque.
7. Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
8. Após desenformar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima do bolo.
Curiosidades sobre o osso do tarso
O osso do tarso é um doce muito apreciado no Nordeste do Brasil, especialmente durante as festas juninas. Além de seu sabor delicioso, o doce também possui algumas curiosidades interessantes:
– O nome “osso do tarso” pode variar de região para região. Em alguns lugares, ele é conhecido como “osso de burro” ou “osso de santo”.
– A forma do osso do tarso é tradicionalmente obtida através do uso de uma forma especial, que pode ser encontrada em lojas de artigos para confeitaria.
– O osso do tarso é um doce versátil, podendo ser servido tanto como sobremesa em festas e eventos, quanto no café da tarde acompanhado de um chá ou café.
– Algumas pessoas gostam de rechear o osso do tarso com doce de leite ou geleia, adicionando um toque extra de sabor ao doce.
– O osso do tarso é um doce que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades, sendo uma ótima opção para agradar a família e os amigos.
Conclusão
O osso do tarso é um delicioso bolo tradicional do Nordeste do Brasil, que possui uma história interessante e um sabor irresistível. Com sua forma alongada e arredondada, o doce é uma verdadeira tentação para os amantes da culinária brasileira. Se você ainda não experimentou o osso do tarso, não perca tempo e delicie-se com essa iguaria única. Com certeza, você não irá se arrepender!